Cosmos

O Cosmos é coworking do InovaUSP e conecta o ecossistema de inovação da USP para o desenvolvimento de projetos pioneiros. Disponibiliza ambientes, conhecimentos e eventos, viabilizando novas formas de interação e colaboração para os seus participantes. A flexibilidade de tempos e espaços e a cooperação multidisciplinar facilitam o desenvolvimento de tecnologias e de competências para a criação de novos produtos, serviços e experiências, impulsionando a invenção, difundindo a inovação e promovendo a criação de novos empreendimentos, trazendo oportunidades de crescimento para alunos, professores, pesquisadores, empresas e startups. Essa combinação única de talentos fortalece a posição de vanguarda da Universidade de São Paulo enquanto “universidade empreendedora” e que tem em seus mais de 100.000 alunos, professores e colaboradores,
seu maior ativo para enfrentar com sucesso os problemas complexos que a sociedade apresenta. Conheça mais sobre o Cosmos aqui!

 

Descrição do espaço

Postos de trabalho:  Espaço com capacidade para 50 trabalhadores

Conexão WI-FI:  Rede eduroam para alunos USP, e Inova Guest para usuários externos à USP.

3 salas privativas: com TV, louça branca e ar condicionado

Reserva de salas:

Sala 2 (30 min) https://bit.ly/362mdJS
Sala 3 (30 min)  https://bit.ly/3KKkLKI
Sala 4 (1h)  https://bit.ly/37Gh9LT

Espaço de lazer: Puff, TV, poltronas de leitura, flip chart e copa.

Horário: de segunda a sexta-feira das 7 até às 23h.
Acesso ao espaço: Para alunos (NUSP ativo) o acesso é liberado apresentando a
carteirinha. Para pessoal externo da USP, é pedido que seja enviado no email
cosmos@usp.br com um dia de antecedência o nome, CPF com a data e horário que vai
usar o Coworking.
Canal de atendimento: no WhatsApp https://wa.me/message/ZYUX57GMJ456C1 ou no
e-mail: cosmos@usp.br

Grupos Residentes

Seu espaço é compartilhado por alguns dos mais importantes grupos de estímulo ao empreendedorismo da USP, combinando alunos de diferentes cursos, incluindo engenharia, design, ciências humanas, biologia, educação, medicina, direito, administração, computação, comunicações, artes, entre outros. O Núcleo de Empreendedorismo da USP (NEU) é um time multidisciplinar, que atua na inspiração, estimulando os alunos em empreender, na capacitação, oferecendo suporte técnico e ferramental para a criação de startups, e na conexão entre empreendedores, alunos, investidores, mentores e outros atores.  A Enactus USP Cidade Universitária dedica-se à co-criação e desenvolvimento de projetos de empreendedorismo social em ação com comunidades, potencializando a diversidade de pensamento como meio de formar empreendedores sociais e promover soluções de impacto para a sociedade.  A FAUUSP Júnior coloca em prática o conhecimento de design, arquitetura e urbanismo, realizando projetos capazes de retribuir para a sociedade os investimentos trazidos durante o processo de formação. O Grupo Turing é formado por alunos da graduação e pós de toda a USP e tem como objetivo estudar, aplicar e disseminar Inteligência Artificial, visando tornar-se referência na área para todo o Brasil.

 

Samsung Ocean

O Cosmos também hospeda o Laboratório Samsung Ocean, com foco a realização de iniciativas de capacitação e de treinamento para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e para a criação de novas empresas de base tecnológica. O Samsung Ocean realiza o programa de pré-aceleração “Intensivo”, com foco na capacitação de novos empreendedores e no estímulo à transformação de ideias e protótipos em produtos e serviços escaláveis, tendo em vista a criação de novos negócios, capazes de gerar emprego e renda. Dessa maneira, o programa “Intensivo” viabiliza recursos importantes para que novas startups consigam efetivamente concluir com sucesso as primeiras etapas das suas trajetórias, normalmente marcadas por grandes incertezas e falta de recursos e de incentivos.

 

Eventos

Entre os eventos promovidos no Cosmos destacam-se os hackathons, competições que reúnem alunos e profissionais com diferentes formações para a criação de soluções específicas para diferentes desafios, as apresentações de soluções e de startups, as palestras com empreendedores e as mentorias, envolvendo especialistas e praticantes, capazes de direcionar esforços e promover a transferência de conhecimentos tendo em vista o sucesso do empreendedorismo universitário.

 

 

#, #, #