Consulado Europeu visita InovaUSP

Bianca Castro
10/04/2023

Na tarde da última quarta-feira, 05 de abril de 2023, o Centro de Inovação da USP recebeu a ilustre visita do Comitê de Inovação da União Europeia, representado por Cônsules de 15 países europeus, especialmente para conhecer o ecossistema de inovação da universidade e debater dois importantes temas: a transição energética e os semicondutores.

Durante a apresentação, o InovaUSP contou com a participação do Magnífico Reitor  Carlos Gilberto Carlotti Junior, o Pró-reitor de Pesquisa, Sr. Paulo Alberto Nussenzveig, Pró-reitor adjunto de Inovação: Prof. Dr. Raúl González Lima, Pró-reitora adjunta de Pesquisa: Prof.ª Dr.ª Susana Inês Cordoba de Torresi a diretora da InvestSP Sr.ª Marilia M. Garcez e o Deputado Sr. Dr. Vitor Lippi, o Coordenador do InovaUSP, Marcelo Knorich Zuffo teve a oportunidade de mostrar aos membros do Comitê todas as iniciativas que integram o ecossistema do centro, além de projetos e parcerias com empresas e outros órgãos governamentais, que visam fomentar a inovação e o desenvolvimento tecnológico em diversas áreas.

Os temas discutidos durante o encontro foram a transição energética e os semicondutores, áreas de grande relevância, que tem sido cada vez mais abordadas no âmbito da inovação. O objetivo do encontro foi realçar a importância da colaboração entre os três setores da sociedade: Estado, Empresas e Universidades – também conhecido como “A Tríplice Hélice”.

Para o InovaUSP, receber a visita do Comitê de Inovação da União Europeia foi uma honra e uma grande oportunidade de compartilhar ideias e experiências com profissionais de outros países. Além disso, foi uma ocasião importante para mostrar todo o potencial do ecossistema de inovação da universidade e sua capacidade de contribuir para o desenvolvimento tecnológico do país.

Com iniciativas como essa, o InovaUSP busca fortalecer a sua posição como um dos principais centros de inovação do país e continuar contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

Os seguintes Consulados foram representados por:

• Audra Čiapienė – Cônsul Geral Lituânia
  • Caroline Klauszova – Setor econômico República Tcheca
  • Domenico Fornara – Cônsul Geral – Itália
  • Eoin Bennis – Cônsul Geral Irlanda
  • Francisco Saião Costa – Diretor da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) – Portugal
  • Günther Sucher – Cônsul Austria
  • Jan Eichbaum – Cônsul Geral Honorário Luxemburgo
  • Johanna Kivimäki – Conselheira para ciência e ensino superior – Finlândia
  • Kari Puurunen – Cônsul Finlândia
  • Martina Hackelberg – Cônsul Geral – Alemanha
  • Matthieu Branders – Cônsul Geral Bélgica
  • Renato Pacheco – Cônsul Geral – Suécia
  • Wieneke Vullings – Cônsul Geral Países Baixos
  • Yves Teyssier D’Orfeuil – Cônsul Geral França
  • Zsuzsanna Laszlo – Cônsul Geral – Hungria
Reg. 083-23 INOVAUSP. Reunião com Cônsules europeus – Brasil/Europa – Inovação. Marcelo Knörich Zuffo. 2023/04/05 Foto: Marcos Santos/USP Imagens.
Reg. 083-23 INOVAUSP. Reunião com Cônsules europeus – Brasil/Europa – Inovação. Carlos Gilberto Carlotti Junior. 2023/04/05 Foto: Marcos Santos/USP Imagens.
Reg. 083-23 INOVAUSP. Reunião com Cônsules europeus – Brasil/Europa – Inovação.Mathieu Branders, cônsul da Bérgica. 2023/04/05 Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Reg. 083-23 INOVAUSP. Reunião com Cônsules europeus – Brasil/Europa – Inovação. Raul Gonzalez Lima, Susana Inês Cordoba de Torresi, Paulo Alberto Nussenzveig e Marcelo Knörich Zuffo. 2023/04/05 Foto: Marcos Santos/USP Imagens.
Reg. 083-23 INOVAUSP. Reunião com Cônsules europeus – Brasil/Europa – Inovação. 2023/04/05 Foto: Marcos Santos/USP Imagens.