FEBRACE 2023

Bianca Castro
28/03/2023

Nos dias 20 a 24 de março, o InovaUSP recebeu de Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia, a Febrace.

A Febrace é uma feira de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.  

Todos os anos a Febrace mobiliza sua rede nacional de feiras afiliadas e seleciona os projetos finalistas para competições e feiras internacionais, além disso, promove diversas oportunidades para estudantes e professores em temáticas relacionadas a STEAM — Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. E esse ano não poderia ser diferente! Para isso a Febrace contou com o espaço do InovaUSP para a realização da 21.ª. edição da feira que aconteceu na semana de 20 a 24 de março de 2023. Durante os 4 dias de evento, o espaço da feira no InovaUSP contou com a circulação de mais de 3.500 pessoas por dia! Participantes, avaliadores, equipes e visitantes de todo o país, puderam contemplar as ideias inovadoras dos jovens cientistas. A exposição dividiu-se em 225 stands nas áreas: ciências agrárias, biológicas, engenharias, ciências exatas e da terra, ciências humanas, saúde e ciências sociais aplicadas. Em cada área de conhecimento foi possível conhecer e aprender mais sobre os problemas que os grupos buscam solucionar, e o impacto desses projetos na sociedade. Além do evento possibilitar a abertura de inúmeras portas aos participantes no mercado de trabalho, o objetivo principal dos estudantes é que seu projeto seja um dos 9 selecionados para representar o Brasil diante de outras 80 nações nos Estados Unidos, em maio. 

Integrante do time InovaUSP e responsável pela liderança da Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia, a professora Roseli Lopes, acredita na importância de instigar nos jovens o interesse pela ciência e prega a necessidade de expandir as oportunidades de iniciação científica e tecnológica para escolas públicas e particulares de educação básica. 

”Não adianta só frequentar aulas e laboratórios didáticos; os jovens precisam conhecer laboratórios de pesquisas e fazer a iniciação tecnológica e científica, pois é um aprendizado em que se pega problemas reais e é preciso buscar uma solução […]  As crianças percebem como a ciência, a tecnologia e a busca e a geração de conhecimentos ajudam no empoderamento, porque eles buscam soluções de problemas que enfrentam.” — Afirmou a docente em entrevista ao jornal Estadão.

A equipe do InovaUSP orgulha-se por receber um evento de tamanho porte e relevância social em seu espaço, pois acreditamos na inovação e desenvolvimento tecnológico para o progresso social, e, ao ver jovens tão dedicados apresentando projetos que visam resolver problemas que, quando solucionados, irão melhorar a qualidade de vida de uma sociedade inteira, e consequentemente, modernizar áreas como a saúde, meio-ambiente, escola, entre outras, é uma experiência de grande enriquecimento para todos.