(respire!

 

 

        Saiba mais (faça o download do relatório completo do projeto)

 

 

 

                                                                                                 

     Dicas sobre lavagem das máscaras

 

 

 

O (respire! é uma iniciativa do InovaUSP, cujos principais objetivos foram aumentar a oferta de máscaras de proteção seguras para a comunidade USP e gerar renda para profissionais de oficinas de costura através de métodos produção alternativos. O desempenho das máscaras foi avaliado por meio de testes de esterilização liderados por equipes da Poli USP e do IF USP, de forma que a segurança dos equipamentos de proteção foi garantida com sucesso.

O apoio financeiro para a realização das atividades do projeto foi realizado, em sua maioria, por parcerias captadas pelo IRIS, do InovaUSP. A rede de contatos do centro de inovação da USP mobilizou a doação de recursos das seguintes empresas: Braskem, Fitesa, ArcelorMittal, Açotubo, Comep, Forcasa, Moradin, Impacto, Steris, Imrea, ZentisMedical e Santander. Além disso, outros parceiros externos ao InovaUSP participaram da realização do projeto, como o InovaHC, a PoliUSP, o IF USP, a Tecido Social, a Fundação Vanzolini, a FUSP e o Ipen.

O projeto atingiu o objetivo de fabricar 250 mil máscaras seguras para a comunidade USP em meio à pandemia, gerando renda para 57 famílias, disponibilizando informações para a sociedade e amenizando o impacto social negativo causado pela pandemia do COVID-19. Durante a iniciativa, houve um grande desenvolvimento acadêmico e a disseminação do conhecimento foi promovida através da produção de conteúdo em diversos meios de comunicação, como revistas, jornais, programas de rádio, sites, emissoras de TV e mídias sociais.

A confiabilidade e qualidade das máscaras produzidas pelo projeto (respire! deve-se essencialmente à interdisciplinaridade e cooperação do meio acadêmico, ao apoio financeiro e ideológico dos parceiros externos e pela dedicação dos profissionais de costura no desenvolvimento dos produtos.