Cerimônia de inauguração do Instituto Pasteur de São Paulo com Emmanuel Macron

Bianca Castro
03/04/2024

No último dia 27/03/24, o presidente francês Emmanuel Macron participou da cerimônia de inauguração do Instituto Pasteur de São Paulo (IPSP) no edifício do Centro de Inovação da USP (InovaUSP).

“É um passo muito importante para o Instituto Pasteur. Acredito que a busca por vínculos acadêmicos é um traço importante de uma história de parceria científica que existe entre nossos países. Todos esses pesquisadores desenvolverão uma produção incrível, mais forte do que as vicissitudes dos tempos em que vivemos.” Afirmou o presidente francês segundo o Jornal da USP.

O instituto abrigará mais de 80 cientistas do Brasil e de outros países, que realizarão pesquisas de nível internacional sobre doenças transmissíveis, não transmissíveis, emergentes, reemergentes, negligenciadas e degenerativas, inclusive as doenças neurodegenerativas progressivas.

A cerimônia também contou com a presença do ministro da Europa e dos Assuntos Estrangeiros da França, Stéphane Séjourné; do secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; da diretora-executiva do Instituto Pasteur de São Paulo, Paola Minopri; do presidente da Fapesp, Marco Antonio Zago; diretor administrativo da Fapesp e presidente do Conselho do IPSP, Fernando Menezes; do vice-presidente do Conselho do IPSP, François Romaneix; do presidente do CNRS, Antoine Petit; do embaixador da França no Brasil, Sylvie Lemmet; do cônsul-geral da França em São Paulo, Yves Teyssier D’Orfeuil; do reitor da Universidade de São Paulo, Carlos Carlotti; e de demais protagonistas de projetos de inovação da universidade.

“Acredito no desenvolvimento de uma estratégia de saúde integrada, unindo saúde humana, saúde animal e o conhecimento dos ecossistemas naturais. Parabéns aos nossos parceiros brasileiros por este trabalho, ao fazer isso, trabalhamos para a ciência, por algo ainda maior que a relação entre França e Brasil, porque é universal”. – Emmanuel Macron

Este evento foi de suma importância para confirmar o compromisso da instituição com o Brasil e estreitar parcerias para promover a saúde local e internacional, além de enfrentar os desafios globais emergentes. Foi uma honra para o InovaUSP receber este líder político em suas instalações. Confiamos no poder da inovação e nas relações para impulsionar o avanço da tecnologia em prol da sociedade e do mundo.

Fotos cedidas por Cecilia Bastos.