Encontro Nacional de Educação STEAM 2024

Bianca Castro
30/09/2024

Nos dias 23 a 27 de setembro, o InovaUSP recebeu em vários de seus espaços o maior evento de educação STEAM do Brasil, o Encontro Nacional de Educação STEAM. Contando com mais de 200 educadores, professores da educação básica e técnica e gestores das secretarias estaduais de educação, de todas as regiões do país, o encontro teve como principal objetivo introduzir e disseminar o modelo de ensino STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) nas redes públicas de educação básica e técnica.

O modelo STEAM de educação é conhecido pelo seu destaque de abordagem integrada, investigativa e criativa, que visa desenvolver habilidades diferenciais como: a resolução de problemas, a criatividade e o trabalho colaborativo. Essa metodologia se difere das demais, pois prepara os alunos para lidarem com desafios do mundo real que está em constante evolução, incentivando-os a buscar a inovação e a aplicar as práticas dos conhecimentos adquiridos.

Patrocinados pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Instituto 3M e Fundação Siemens Brasil o evento é oficialmente organizado pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC). Uma série de palestras, oficinas práticas e dinâmicas em grupo fizeram parte desse evento onde os participantes tiveram a oportunidade de aprender com especialistas sobre as novas metodologias educacionais, aprimorando e desenvolvendo planos de ação para a implementação do modelo STEAM.

A programação do evento, que também conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), incluiu oito oficinas, nas quais os participantes puderam escolher atividades que iram desde o uso de inteligência artificial na educação até estratégias de incentivo e engajamento. Além disso, cada estado participante desenvolveu um plano de ação específico para implementar formas inovadoras de educação STEAM nas escolas, que foi apresentado em um pitch no último dia do evento. Os melhores planos receberão até R$13 mil em financiamento por meio de um edital pós-evento.

Alguns palestrantes que participaram foram: David Delaine (professor na Florida International University), Cristina Sleiman (advogada e sócia da Peck Sleiman Eduteck), Jeremiah M. Tarbutton (especialista em língua inglesa), Alexandre Sayad (jornalista e educador) e Roseli de Deus Lopes e muitos outros nomes importantes. Temas variados foram vistos e revistos, como: as parcerias para uma educação STEAM significativa, ética e cidadania digital para educadores, a integração de STEAM com o desenvolvimento sustentável, a ética e as oportunidades trazidas pela inteligência artificial na educação, além do papel das feiras e projetos científicos na formação dos estudantes.

Confira alguns registros dos variados espaços do InovaUSP ocupado por esse evento: