InovaUSP recebe FEBRACE 2025

Carolina Lima
31/03/2025

Na semana do dia 24 de março, ocorreu no InovaUSP a 23º edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), a maior amostra de projetos de ciências e engenharia desenvolvidos por estudantes do ensino básico e técnico de todo o Brasil. 

Os objetivos da FEBRACE é estimular a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens brasileiros, além de procurar engajar professores no desenvolvimento de ações pedagógicas nas escolas e aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades. Todos os anos a mostra movimenta a rede de feiras afiliadas de todo o país e seleciona finalistas para competições internacionais, além de oferecer oportunidades a estudantes e professores que se interessam por temáticas relacionadas a STEAM — Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. 

Na terça-feira, 25 de março, houve a abertura oficial da FEBRACE, a qual contou com a presença de figuras importantes para a realização da feira e foi ministrada pela Profª Roseli Lopes, coordenadora do evento e docente da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Durante os discursos a mensagem principal foi o Incentivo aos jovens que desejam atuar em áreas relacionadas ao STEAM, procurando trazer ao público inspiração e incentivo. 

Um dos grandes focos na produção dos projetos é a mudança climática, que atraiu a atenção dos estudantes que se alinharam a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, que ocorrerá do 10 a 21 de novembro em Belém, no Pará. Uma temática extremamente e necessária, a preocupação de jovens estudantes e professores brasileiros é importante e os números exorbitantes de produções mostram como as gerações mais novas estão se empenhando em transformar e criar ações que modifiquem a situação negativa que a população mundial enfrenta com as mudanças climáticas. 

A feira contou com 300 projetos finalistas, que foram desenvolvidos por 671 estudantes, sob a orientação de 462 professores de 269 escolas públicas e privadas de todo o território nacional. Os projetos foram avaliados por professores da USP e de universidades parceiras, especialistas e profissionais da indústria. Os melhores trabalhos foram premiados com troféus, medalhas, bolsas de estudo e estágios e também com a oportunidade de representar o Brasil na Regeneron ISEF 2025, a principal feira internacional do gênero, que acontece em maio nos Estados Unidos.

A feira é um importante motor que impulsiona a juventude a alcançar cada vez mais lugares como cientistas e inventores. Todos os anos a FEBRACE traz visibilidade as melhores ideias de jovens cientistas brasileiros, incentivando cada vez mais estudantes, professores e escolas a investirem na produção e desenvolvimento de projetos inovadores.