Lançamento do Núcleo de Inovação em Acessibilidade do InovaUSP

Carolina Lima
27/03/2025

No dia 20 de março, o InovaUSP sediou o lançamento do Núcleo de Inovação em Acessibilidade, uma iniciativa que busca transformar a acessibilidade em um motor de inovação dentro da USP.

Sendo esse um importante passo que leva a Universidade a tornar-se cada vez mais inclusiva. A criação do Núcleo tem o objetivo de assumir uma postura proativa e de inclusão, promovendo tecnologias que contemplem a diversidade.

O evento reuniu especialistas, pesquisadores, palestrantes e instituições comprometidas com a causa. Como Pedro Pimenta, autor, CEO e  cofundador da Da Vinci Clinic, que passou por uma jornada de reabilitação em um centro de recuperação para veteranos e hoje é totalmente independente, utilizando quatro próteses, após a amputação de seus braços e pernas quando tinha 18 anos, encontrou neste processo a motivação para fundar seu centro de referência de recuperação de amputados no Brasil e tornou-se referência na América Latina para casos desafiadores. Contar com sua presença no lançamento mostra as possibilidades e a importância da Inovação quando falamos de inclusão. 

O lançamento contou também com a presença de grandes nomes como o Professor Marcelo Zuffo, coordenador do InovaUSP; Professora Roseli Lopes, docente da Poli USP; o Secretário Marco Pellegrini, do SEDPcD; o Presidente do ICOM Cid Torquato. Houve também saudações em vídeo da Senadora Mara Gabrilli e da Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência Anna Paula Feminella. Além da presença de um grande e estimado público. 

Durante o evento ocorreu a assinatura do termo de formalização do Núcleo com a Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME). O lançamento do Innovation Tecnologias Assistivas, em parceria com a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e as tratativas de parcerias estratégicas com instituições como Google, Fundação Fraunhofer, Berkeley e Stanford.

O lançamento do Núcleo de Inovação em Acessibilidade é um catalisador para a transformação da Universidade, baseado no lema: Nada sobre nós, sem nós! Um de seus objetivos é transformar a acessibilidade em um motor de inovação que conte com pessoas com deficiência como co-criadores ativos e presentes ao longo dos processos.